A parceria da MantiQ Aroma com a Associação Copaíba contribui para a transformação de áreas degradadas de florestas localizadas na Serra da Mantiqueira
Assim, trazemos de volta a flora nativa e a fauna silvestre, conservamos a biodiversidade, a água e o solo, impactamos positivamente no combate ao aquecimento global e ajudamos a preparar o planeta para as futuras gerações.
Por que plantar árvores?
De acordo com estudo publicado pela revista Science, nosso planeta precisa de 1,2 trilhão de novas árvores para conter o avanço do aquecimento global. Ou seja, devemos que plantar um número quatro vezes maior do que a totalidade de árvores existentes hoje na floresta amazônica. Estima-se que o planeta conta com cerca de 3 trilhões de árvores atualmente.
O plantio massivo de árvores em locais subutilizados é o principal ponto defendido pelo estudo. “Seguramente podemos afirmar que o reflorestamento é a solução mais poderosa se quisermos alcançar o limite de 1,5 grau [de aquecimento global]”, afirma à BBC News Brasil o cientista britânico e ecólogo Thomas Crowther, professor do departamento de Ciências do Meio Ambiente do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, e um dos autores do trabalho acadêmico.
Pegada de carbono
Cada brasileiro emite, em média, 9 toneladas de carbono por ano, segundo o Relatório Síntese do Observatório do Clima (2019). Já os valores de emissão de carbono por cada membro de uma empresa pode apresentar valores diferentes, a partir de cálculos individualizados. Isso ocorre por conta dos nossos costumes, alimentação, consumo, viagens, produção de lixo etc. Com isso, contribuímos para aumentar a temperatura do planeta.
Plantar florestas é a estratégia mais eficiente de minimizar o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Para compensar o CO2 emitido anualmente, cada brasileiro necessitaria plantar cerca 50 árvores/ano.